terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tecnicas e Tecidos.

Sustentabilidade.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Para ser sustentável, um assentamento ou empreendimento humano, necessita atender a 4 requisitos básicos, sendo: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora quanto para o futuro indefinido. Segundo Brundtland no final de 1987, sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

As técnicas e os tecidos.
De acordo com as fibras utilizadas na execução do tecido, as pastas terão reações diversas, nas quais obter - se – a beneficiamentos diferenciados e especiais, sejam eles artesanais ou serigráficos.
É de grande importância, que o design (estilista), entenda e conheça as técnicas e os resultados obtidos entre a relação tecido x processo de estamparia.

Resultados obtidos nos tecidos:
Meia malha – 100% algodão – Podem ser utilizadas as pastas à base de água, e solvente (plastisol). As pastas corrosíveis (RONGALIT C, que reage a partir de um ácido x temperatura), precisam de tecidos com tinguimentos específicos, para se obter uma reação química que ira eliminar o corante existente na fibra deste. Nos tecidos de cor preta o tingimento devera ser especial para corrosão de pasta, sendo que as tonalidades de verde - turquesas não reagem a nenhum processo de corrosão.
As tintas básicas (plastisol, clear, mix e branco) são utilizadas sem nenhum problema desde que aplicadas de forma correta.

Meia malha – 50% algodão – 50% poliéster –
Neste caso a fibra que será corroída é somente o algodão, pois as fibras sintéticas não reagem ao acido. Também se pode obter outra reação (de acordo com o reagente) ao qual a fibra de algodão (sempre a fibra natural) será destruída e eliminada após ser polimerizada. Nas malhas o tecimento deverá ser trama e urdume, caso contrário a mesma se desestruturara.
Já no tecido plano como no jeans será permitida trama e urdume como somente trama ou urdume, desde que o desenho impresso seja compatível com esta técnica.
A partir desta quantidade de poliéster (de 50% a 100%), podemos usar a técnica de sublimação.
As tintas básicas (plastisol, clear, mix e branco) são utilizadas sem nenhum problema desde que aplicadas de forma correta.
É sempre importante observar a composição dos tecidos.

Tecido sintético – (100% poliéster) –
Deve ser utilizado de preferência, o plastisol, mas os fabricantes da pasta serigráfica, oferecem outros produtos desenvolvidos de acordo com a necessidade do mercado. É importante testar a tinta antes da aplicação definitiva, pois, nem sempre ira atender ao acabamento desejado.

Tecido com poliamida –
O mercado ainda encontra restrições para este tipo de fibra. É necessário testar sempre, pois, principalmente o acabamento têxtil aplicado no tecido compromete a solides das tintas aplicadas, como por exemplo, na LAYCRA.
Não é recomendado se fazer sublimação em tecido com fibra de poliamida.

Tecido de viscose –
É possível usar tintas a base de água e solventes. E importante conhecer as opções de tintas e acabamentos oferecidas no mercado. Algumas oferecem um toque macio e agradável (pasta de alto custo e corrosível), outras que darão bom resultado de acordo com a procedência do material utilizado, e a forma de aplicação, mesmo assim algumas vezes apresentarão rachaduras na superfície da tinta aplicada.

Outras fibras e composições variadas
Devem ser sempre testados, assim se terá mais segurança na realização do trabalho oferecido ao cliente, principalmente quando se trata de uma técnica especifica.
Estampas em acessórios de moda.
A estamparia esta presente também no beneficiamento de acessórios da moda, dando a estes, conceito, estilo e individualismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário